
Call Centre: +351 220 120 220
info@casadamusica.com
Ticket office opening hours:
Mon-Sat: 9:30AM - 7PM
Sun: 09:30AM - 6PM
Past events
Discover the different types of guided tours we have for you
If you’re planning on visiting Casa da Música, get to know our answers to the public’s most frequent questions – it is sure to make your experience much more enjoyable!
It has 94 permanent members, which enables it to perform the entire symphonic repertoire from the classical period to the 21st century. The orchestra has been part of Fundação Casa da Música since July 2006.
Remix Ensemble is Casa da Música’s contemporary music group. Since its debut in 2000, the group has already performed the world premieres of more than eighty five works.
Orquestra Barroca Casa da Música was formed in 2006 to perform Baroque music from a historically-informed perspective.
Coro Casa da Música gave its first concert in 2009 under the direction of Paul Hillier, its principal conductor.
Em 2007 a Fundação Casa da Música deu novo impulso à política de fomento à criação musical com a introdução de residências artísticas e pedagógicas dos mais prestigiados compositores dos nossos dias, bem como a oportunidade aos compositores portugueses para que as suas obras tenham palco e divulgação internacional.
Get to know the education service activities
formação
(latim formatio, -onis)
s. f.
1. Acto ou efeito de formar ou formar-se.
2. Disposição.
3. Constituição.
4. Formatura (de tropas).
5. Camadas que constituem o solo.
De natureza prática, estas oficinas de um dia destinam‑se a profissionais que, de algum modo, trabalham a música no contexto escolar, bem como a alunos do ensino vocacional de Música.
Porque facilitar a aprendizagem e incentivar a criatividade dos alunos são tarefas que exigem o investimento permanente em linguagens estimuladoras, são aqui expostos métodos inovadores, interdisciplinares e facilmente replicáveis na sala de aula.
Estas sessões proporcionam ainda a actualização de conhecimentos, bem como a partilha de experiências entre profissionais com realidades semelhantes.
Diferentes linguagens de programação ao serviço da composição musical são abordadas em cursos intensivos que decorrem ao longo de um sábado por mês. Cada acção de formação incide sobre software específico, cujas potencialidades são observadas através de exemplos práticos e do desafio imediato à criação musical.
Estes cursos destinam-se a músicos, DJs, artistas digitais, programadores, professores e outros profissionais com um interesse particular por música electrónica e pelos domínios interdisciplinares da arte digital.
Concluída a sessão, e estando ela associada a uma Handmade Music, os participantes são desafiados a permanecer na Digitópia. Coincidentes com algumas formações, estas jam sessions têm como convidado especial, em cada edição, o orientador do dia de Formar na Digitópia.
A 4ª edição do Curso Livre de História da Música decorre entre Janeiro e Outubro de 2013, uma vez mais em estreita ligação com a programação artística da Casa da Música.
Após um primeiro módulo dedicado à caracterização dos estilos musicais que demarcam os principais períodos da História da Música Ocidental, apresentado pelo compositor Daniel Moreira, o curso dedica pela primeira vez um módulo à produção musical portuguesa, desvendando a forte influência da música italiana em Portugal segundo a visão da musicóloga Cristina Fernandes.
O poeta, escritor e ensaísta Vasco Graça Moura apresenta A Divina Comédia, de Dante, obra literária cuja influência se alastrou à música, entre diversas artes, originando obras-primas célebres que Rui Pereira contextualiza numa reflexão metafórica.
O trabalho com comunidades e a colaboração activa em projectos artísticos e acções performativas atribuem ao Curso de Formação de Animadores Musicais uma natureza eminentemente prática.
Dotar músicos de competências que lhes permitam desenvolver actividades com comunidades e liderar intervenções criativas, proporcionando-lhes em simultâneo experiências que contribuem para a sua valorização e realização artística, são os objectivos do curso.
A sua estrutura está dividida em módulos que decorrem ao longo do ano lectivo e estão associados ao desenvolvimento de projectos com grupos de cidadãos de realidades socioculturais muito diversas. A criação e animação musicais, a improvisação e o conceito de trabalho em equipa são algumas das vertentes observadas e implícitas na produção de espectáculos pluridisciplinares e na formação de colectivos que apresentam discursos musicais originais.
O curso encerra com Sonópolis. Nascido da confluência de vários projectos comunitários e artísticos, este espectáculo multicultural expressa toda a dinâmica de trabalho em que foram envolvidos os formandos. Permite, também, a sua apresentação enquanto ensemble musical.
Paul Griffiths, Pete Letanka, Tim Steiner, Sam Mason e outros formadores